10 obras de arte da década

Ninguém fica indiferente perante as 10 magníficas obras primas que vos apresento hoje! A Arte é produto da audácia, da ousadia de quem a sonha e a concretiza. Entre esses audazes, encontra-se uma portuguesa, Joana Vasconcelos, de quem já falámos aqui.
Embebeda-te com Arte:


1 - A Noiva (2001)
Joana Vasconcelos


Obra emblemática de Joana Vasconcelos, constitui um lustre com 4,7 metros de altura, feito com 14 mil tampões. O seu trabalho é versátil: «por exemplo, A Noiva já esteve em espaços tão diferentes quanto o Lux (uma discoteca em Lisboa) e um antigo salão de congressos na Corunha». Foi a obra escolhia para representar Portugal na Bienal de Veneza.


2 - Tan Tan Bo Puking a.k.a. Gero Tan (2002) 
Takashi Murakami


Explosões de cor, elementos gráficos e personagens inspiradas na manga, que evocam a cultura de rua e comentam a sociedade do consumo, criaram o estilo, reconhecível em todo o mundo, do artista japonês.

3 - Execution (2007)
Yue Minjun



A arte contemporânea chinesa foi uma revelação da década. Neste óleo, Yue Minjun remete-nos para o massacre de Tiananmen, numa obra que quebrou records de vendas, num leilão da Sotheby's, em 2007 (atingiu 4,3 milhões de euros).

4 - Shibboleth (2007)
Doris Salcedo

A artista colombiana criou uma fenda com 167 metros de comprimento, no chão do Turbine Hall, na Tate Modern, que causou acidentes e polémica.


5 - For the Love of God (2007)
Damien Hirst

Talvez seja das obras de arte mais excêntricas de sempre. É um crânio humano do século XIX, de platina, revestido com 8601 diamantes! Atingiu o valor-record de 100 milhões de dólares.


6 - Torre de Hércules

Rafael de La-Hoz Arquitectos



É um conhecido escritório espanhol famoso por criar formas  incomuns em edifícios complexos, que contrastam a força do concreto com a leveza do vidro. Recentemente os arquitetos entregaram mais uma de suas obras de arte, as Torre de Hércules, em Algeciras, Espanha. Os cilindros de 100m de altura encarnam a força do herói grego Hércules com formas Olímpicas – unem-se por passarelas envidraçadas que dão leveza à construção destinada a escritórios e comércio. Aos 80 metros do prédio, no último andar, um restaurante panorâmico será instalado e acima dele, num terraço, pode se ter uma vista privilegiada do Estreito de Gibraltar.

7 - Vestido Galaxi
Francesca Rosella e Ryan Genz

O vestido Galaxy é, segundo os designers, o maior display usável do mundo. Feito de seda, este brilhante vestido  é cheio LEDs coloridos que são planos como papel e medem apenas 2 por 2 milímetros, conseguindo manter a sensação confortável do vestido. O vestido é projetado para ser executado por muitas pequenas baterias de iPod escondidas no tecido e a carga é suficiente para manter o portador de incandescência por um período de 30 minutos a uma hora. O vestido também adorna mais de 4000 cristais Swarovski aplicados à mão para lhe dar um brilho incandescente, mesmo quando a carga acaba. Segundo os criadores, ele consome eletricidade de cerca de duas lâmpadas de uso doméstico.

8 - Instant Housing
Winfried Baumann

 Tendo como público alvo os moradores de rua, este designer criou a casa instantânea, ou Urban Nomads (nómadas urbanos). Estas são casas móveis de fácil deslocamento, simples e rápidas de montar. Além do modelo individual, Baumann também criou modelos diferenciados: "Instant Help" - pensado para primeiros socorros, "Instant Shelter" - um abrigo que serve para situações diversas e "Instant Exhibition " - pensado vendedores ambulantes.

9 - Arte urbana
Robert Mars

Robert usa técnicas de colagem nos seus trabalhos, uma combinação de papel marrom, revistas, jornais, mapas de estrada e tudo o que for relevante para determinado trabalho. As suas inspirações vêm de tudo o que o rodeia.

10 - Body Paint


Este tipo de Arte é um dos que ganhou mais terreno nesta década. Muitos graffiters deixaram os muros e partiram para os corpos, fazendo verdadeiras obras-primas!
Shriiimp é um site americano onde diversas modelos cedem seus corpos para serem grafitados. O site também tem parceria com a revista Graffiti Art Magazine, que em cada edição seleciona uma modelo para participa.

0 expressões artísticas: