Filipe La Féria "Almodóvar"


Na Visão nº880, pode ler-se a entrevista a Filipe La Féria a propósito do(s) seu novo projecto para 2010: adaptar o filme "Tudo sobre a Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, ao teatro. Certamente, um espectáculo digno.

Como surgiu o projecto de transformar em teatro o filme de Pedro Almodóvar?
Este é o projecto com que gostava de estrear o Cinema Olímpia, que estou a remodelar - ou melhor, a fazer de novo. Contactei o Pedro Almodóvar e ele deu-me os direitos.

E porquê este filme?
Porque tem três mitos de que gosto muito: Tennesse Williams e o Eléctrico Chamado Desejo; o Truman Capote, um dos meus ídolos literários; e a Bette Davis, a minha actriz de eleição. Foi essa comum paixão que me fez apaixonar pelo argumento do filme, que acredito dar uma peça de teatro extraordinária. Aliás, é teatro, é sobre teatro, sobre a vida de actores.

Como reagiu Almodóvar à proposta?
Ele nega sempre, quando lhe pedem estas coisas, mas deixou-me fazer. O agente dele veio cá e gostou muito de ver os meus espectáculos Piaf e A Gaiola das loucas. Ficou encantado.

Já tem ideias concretas sobre o espectáculo e quem serão os actores?
Tenho, mas, como não sei quando vão terminar as obras na Olímpia, não sei ainda quando vou peder estrear a peça. Gostava que fosse este ano. Acho que não há nenhuma actriz portuguesa que não me tenha telefonado a dizer que gostava muito de entrar. Já tenho as minhas primeiras escolhas.

Gabriela Lourenço

0 expressões artísticas: