Enciclopédia da Música Portuguesa


Chama-se Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX e resulta de um "afincado trabalho" de pesquisa ao longo dos últimos 13 anos, sob direcção da etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco.
Apresentada na Quinta-feira, 22 de Janeiro, esta obra é, de acordo com a autora, mais "abrangente " que os três títulos que a precedem, contemplando géneros como "pop-rock, fado, jazz, música popular e erudita".
Dividida em quatro volumes de 360 páginas cada  com edição repartida entre os meses de Janeiro e Julho, a enciclopédia apresenta mais de 1200 entradas e 550 fotografias, de Carlos do Carmo aos Mata Ratos, passando por José Mário Branco, José Afonso, Xutos & Pontapés ou mesmos artistas populares como Quim Barreiros.



Mais de 150 pessoas, entre músicos, críticos e estudiosos, colaboraram, desde 1997, na realização da enciclopédia à qual já há quem chame uma "arca de Noé musical do século XX".
Segundo notícia do Diário de Notícias, este é o calendário de edição da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (com a chancela do Círculo de Leitores):

Volume I: 22 de Janeiro
Volume II: Março
Volume III: Maio
Volume IV: Julho

O preço de cada volume é de 24,90 euros.

0 expressões artísticas: