Afonso Henriques



De 14 de Outubro a 17 de Dezembro 2009, com duração de uma hora, de quarta-feira a sexta-feira às 11h e sábado às 16h, a peça Afonso Henriques vai estar no ar no teatro Dona Maria II.
Afonso Henriques é um espectáculo encenado por João Brites, para maiores de 6 anos, que confronta a imagem que se tem do nosso primeiro rei com os diferentes relatos e memórias que foram sendo transmitidos ao longo dos tempos.
Pretende trazer um novo olhar sobre a sua dramaturgia e a sua cenografia, actualizando a sua contemporaneidade inerente, reacendendo com fogo novo as glórias e vicissitudes do nosso primeiro rei e despertar nas crianças o seu espírito crítico.
O bebé Afonso ainda não tinha dois anos quando o seu pai, sentindo que a morte se aproximava, lhe deixou como herança o território do Condado. O menino Afonso Henriques era aleijado das pernas, sonhou um dia ser um rei invencível contra os mouros e castelhanos mas quando acordou verificou que as suas pernas eram perfeitas e que no lábio superior lhe crescia um bigode. Já homem feito, o nosso Afonso Henriques andava de batalha em batalha, quando se lembra que o reino precisa de um herdeiro. As bodas desenrolam-se em Coimbra, casa com D. Mafalda e o seu filho nasce no dia de S. Martinho. O rei escolhe um punhado de homens e durante a noite ataca de surpresa a cidade de Santarém. Em nome do reino de Deus, estes cristãos da Idade Média matam os mouros adormecidos e conseguem conquistar a cidade.
 Condições especiais para grupos escolares.

0 expressões artísticas: