A Bíblia segundo José Saramago

O tema do novo livro de José Saramago, Caim, não é de todo inédito na sua obra literária. Foi já em 1992 que o Nobel da Literatura tocou na chaga pela última vez com "Evangelho Segundo Jesus Cristo" Desta vez, estamos perante o regresso à literatura herege e bem fundamentada que só Saramago nos pode oferecer, uma prosa que, segundo Pilar del Rio, "não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra.”


Para José Saramago, é imperativa a necessidade de nos questionarmos sobre as nossas convicções. Era urgente passar a mensagem contida nestas 181 páginas de Caim, uma mensagem que, como já se verificou, levantará polémica e contestação.
José Saramago baseou-se, para a consumação desta sua última obra, numa personagem do antigo testamento da Bíblia, Caim, primeiro filho de Adão e Eva.
Este teria sido o primeiro homem:
1º - fruto das relações sexuais de Adão e Eva.
2º - a provar o sabor amargo da inveja e do ciúme;
3º - a executar o primeiro assassinato da história da humanidade ao matar o seu irmão Abel;

Deixo-vos alguns links para quem for fã (ou para quem quiser vir a ser )de uma escrita cativadora e em tudo digna de um Prémio Nobel:

"Eu não tenho culpa, eu não matei Abel." - TVI24
Penafiel transforma-se na cidade de Saramago - TSF
Caim é o novo romance de José Saramago - Publico
A Fé na literatura para desfazer a infidelidade bíblica - DN Artes


0 expressões artísticas: