O que é a Arte Digital?

   Esta parece ser uma questão levantada frequentemente por um número reduzido de pessoas do meio artístico (ou artistas), apreciadores, críticos de arte e não só.  
    Numa abordagem rápida e clara, a arte digital refere-se à arte gerada ou produzida (por/através de) um meio digital (como o computador) e estende-se actualmente a todas as artes: música, artes visuais, cinema, etc. É preciso ter em conta que um computador não se limita apenas ao estilo de computador que temos em casa, pois há imensos tipos de computadores. 
    Após trinta anos, é um facto que a arte criada digitalmente continua a ser considerada "inferior" relativamente à arte produzida através de meios tradicionais (como pincéis, lápiz, tintas, telas). Mas porquê? Podemos perguntar-nos. A resposta parece residir no próprio termo "Desconhecimento".  Não se sabe como é feita e, além disso, a Humanidade sempre atribuiu às suas criações tecnológicas recentes capacidades divinas. O computador é, portanto, uma especie de divindade. Logo, ele faz tudo. Logo, o artista só precisa carregar no botão e, voilá, saem obras em massa, tal e qual como numa fábrica de salsishas. A arte quer-se difícil e morosa... Pura insanidade e desconhecimento.  Ninguém questiona se a escrita do escritor X é inferior porque ele utilizou um processador de texto em vez da tradicional caneta ou mesmo máquina de escrever. Porque é que, por exemplo na pintura, as coisas ainda estão como estão?  A Arte nada tem a ver com as ferramentas que são utilizadas, mas sim com a capacidade do artista de expressar conceitos, sentimentos, ideias através de um conjunto de cores, texturas, linhas, formas, sons, gestos, palavras - composições. Esta ideia de "inferioridade" da arte criada digitalmente, portanto, não faz qualquer sentido, em nenhum sentido.

0 expressões artísticas: