Amália Sempre

Artistas!
Ontem cumpriram-se dez anos sobre a morte de Amália Rodrigues. Não querendo deixar esta data por assinalar, o Movimento Artifica-te disponibiliza a todos vós um  resumo de um artigo publicado na Visão nº865 sobre a diva do fado português.
Há apenas uma parte de Amália que faleceu antes do tão esperado milénio: o corpo. Porque a sua voz, essa, manter-se-à imortal, "venha o que vier".


Amália, Coração  Independente

O que é: Exposição 

Sinopse: Dividida em cinco núcleos, a exposição propõem-se explorar e repensar a artista através de objectos pessoais, documentos, filmes e, claro, música. O mote é uma Amália de tradição sob um olhar contemporâneo. 

Onde e Quando: Museu Colecção Berardo e Museu da electricidade, Lisboa, de 6 de Outubro a 31 de Janeiro de 2010.


Do outro lado
O que é: Teatro

Sinopse: Interpretar Amália Rodrigues em cima de um palco deve assustar a mais afoita das actrizes. Maria José Paschoal deve estar a passar agora por esses momentos de trabalho, medo e dúvidas. No fim de Outubro, interpretará, sozinha, o texto de Vicente Alves do Ó Amália em Nova Iorque.

Onde e Quando: Museu do Fado, de 30 de Outubro a 20 de Dezembro (de 6ª a domingo)



Uma outra gaivota
 O que é: Concerto

Sinopse: Em 2009, o projecto Amália Hoje, idealizado por Nuno Gonçalves, dos The Gift, com as vozes de Sónia Tavares, Fernanda Ribeiro e Paulo Praça chegou, ao ouvido de muitos portugueses. Afinal, A Gaivota, na voz de Sónia Tavares, foi a omnipresente canção de Verão e o disco vai a caminho da platina. Era inevitável a chegada aos palcos.


Onde e Quando: Coliseu do Porto, dia 9 de Outubro e Teatro Municipal de Vila do Conde, dia 10 de Outubro. (colocámos apenas os restantes concertos)



Amália Nossa 

O que é: Livros e Discos 

Sinopse: Amália Nossa é um projecto ambicioso: pretende ilustrar a primeira era de ouro de Amália Rodrigues. Primeiro, seleccionaram-se 135 faixas, todas elas gravadas entre 1945 e 1959, desvendando a voz ainda jovem, mas já reconhecida pelo seu talento único. Depois, dividiram-se em 12 temas - Paixão, Ciúme, Abandono, Saudade, Sina, Tradição, Palcos, Cordas, Salero, Mundo, Lisboa, Ao Vivo - que ditam a organização de todo o projecto. Nos 12 livros com CD (por agora disponibilizados com o jornal Público), Rui Viera Nery comenta, individualmente, cada faixa e o poeta Vasco Graça Moura faz o enquadramento poético.Uma versão limitada em 12 vini (com venda exclusiva nas lojas FNAC), com grafismo de 12 artistas plásticos contemporâneos.


Amália FM 


A nova rádio vai utilizar a frequência 92.0, da antiga Rádio Nova Antena. Para além da música, a grelha incidirá sobre programas temáticos. Estas são algumas das apostas da estação: 
"Senhor Fado" - programa de discos pedidos, diariamente, à hora de almoço;
"Lisboa Menina e Moça" - programa da tarde, das 14h às 17h, mais informativo;
"Casa de Fado" - actuações de artistas consagrados, ao vivo e em directo, a partir do estúdio;
"Amigos do Fado" - diariamente, à noite, um programa reservado ao fado vadio e a fadistas amadores, com actuações ao vivo e em directo a partir do estúdio.
 


0 expressões artísticas: